sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Web, Legalidade e o IPv6 Estático ou Dinâmico

No último dia 12 o nic.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) realizou um encontro entre profissionais de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações) para debaterem sobre o IPv6 (16:02:2011:I:FORUM:IMPLEMENTADORES:IPv6). O objetivo foi trazer experiências empresariais na implantação do IPv6 no Brasil. Foram apresentados diversos casos de implantação quais mostraram acertos, problemas, soluções, dificuldades e principalmente pontos ainda não definidos para a operacionalização. Veja mais em http://www.ipv6.br/IPV6/ForumImplementadores


Dos pontos que me interessavam, e interessam, a questão da identidade do usuário da internete é a que mais me atrai. Já escrevi sobre o celular que deixou de ser anônimo e passou a ser registrado obrigatoriamente. Já falei da obrigatoriedade do registro do usuário de internet nas “lan houses”. Particularmente continuo a lutar por um registro único global.


Entendo que até alguns anos a tecnologia não suportava a identificação individual do usuário de internet. O Ipv4 conta com um número pequeno de endereços, mas o IPv6 chegou, é realidade, mais pelo Ipv4 estar esgotado exigindo a adoção do IPv6, do que por vontade dos implantadores. Neste encontro, os debates apontaram uma forte tendência à manutenção do “status quo” com a adoção, pelos provedores de acesso à internete, da entrega de IP “DINÂMICAMENTE”, quer dizer, a cada acesso à internete, o usuário domestico receberá um novo IP. “Ok”, alguns dirão, o IPv6 armazena o endereço físico da máquina. Eu afirmo, a localização de um usuário mal intencionado será tão, ou mais, difícil como hoje. Exigirá uma grande análise dos “logs” igual como é atualmente, onde a manutenção destes “logs”, que nunca são mantidos nem no usuário nem nos caminhos por ele transitado.


Nesta hora eu pergunto. Já que a tecnologia permite. Já que a realidade exige a qualificação da pessoa física para qualquer ato civil. Já que o momento para a mudança é agora. Porque não exigir o endereço IP “ESTÁTICO” para todos os usuários da internete ?


Seguindo a coerência das minhas idéias afirmo que esta é a hora o lugar e o local para decidirmos a adoção nacional do IP estático para toda a internete brasileira. Servindo como exemplo de garantia da personalidade da pessoa, inclusive na rede mundial de computadores.


Se o IPv6 Estático não coíbe o mau uso, certamente a sua adoção inibirá.